Cláudio Sant'Ana - Violão e Arte

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Aulas de Artes - ETEC MÚSICA - Elementos da Música

MÚSICA - Elementos da Música

E-mail Print PDF

Música

Por definição, música é a arte de combinar os sons e seu oposto, o silêncio, dentro de um determinado espaço de tempo. Entretanto este som apresenta várias particularidades chamadas de 'propriedades do som'.

As propriedades do som são:

Tempo - É o que determina a duração do som. Este som pode ser mensurado (medido) e tocado de acordo com as necessidades da execução do texto musical.

Altura - É o que determina se o som pode ser agudo (mais fino), médio ou grave (mais grosso). Ela é determinada por sinais que são o pentagrama (conjunto de 5 linhas utilizado para escrever as notas) e a clave (que determina o posicionamento das notas no pentagrama). Trabalhamos com sons determinados chamados de notas musicais. Essas notas recebem um nome (latino) em nosso país: do, re, mi, fá, sol, lá e si.

Intensidade - É o que determina o volume da música. Essa intensidade pode ser forte ou fraca. Para determinar um volume mais alto, dizemos que a intensidade é 'forte'. Para determinar um volume mais baixo, utilizamos o termo em italiano 'piano', ou seja, mais baixo. Existem várias graduações para a intensidade que vão do mais fraco ao mais forte: ppp, pp, p, mp, mf, f, ff, fff.

Timbre - É o que nos permite  reconhecer qual instrumento está tocando. Todos os instrumentos podem produzir as notas musicais porém, as caracteristicas da emissão do som são inerentes ao timbre.

Essas propriedades formarão as características do discurso musical escritos ao longo da partitura e são chamados de elementos da música.

Elementos da música

MELODIA: É a sucessão de diversos sons com alturas diversas dando a idéia do discurso musical, ou seja, o que nos faz reconhecer a música.

RITMO:  É a variação do tempo de cada som indicada pelas figuras ritmicas e pelo compasso.

DINÂMICA: A dinâmica refere-se à intensidade da música, ou seja, o seu volume.

TIMBRE: Vem escrito logo no início da partitura, ou seja, para qual instrumento ou voz que a música foi escrica.

ANDAMENTO: É a velocidade do pulso ou do ritmo aplicado à uma determinada música ou trecho musical.

HARMONIA: É o conjunto de sons tocados simultâneamente ao longo do discurso musical. Basicamente, um conjunto de sons é chamado de 'acorde' e a sucessão e combinação desses acordes, harmonia. O estudo da harmonia é um dos mais fascinantes.

É isso.

Agradecimentos à Marilia Sodré

Last Updated on Sunday, 07 March 2010 23:20  
Banner